Plantas para Decoração de Interiores

Cientes das dúvidas que existem na escolha de plantas para decoração de ambientes internos, resolvemos criar este página.

Algumas dicas

O fator principal para o desenvolvimento das plantas em ambientes internos é a luminosidade, sendo assim é essencial a presença de luz natural para que a planta tenha exuberância.

Uma boa dica para testar a luminosidade do local é a utilização de uma máquina fotográfica com flash automático, caso o flash da máquina seja ativado, significa que o ambiente possui pouca luz natural e consequentemente um ambiente pouco propício para a planta.

Abaixo vamos dar a dica de algumas plantas que fazem boa ornamentação em ambientes internos.

Nome Popular: Pleomele
Nome Científico: Dracaena Reflexa



Planta muito utilizada na decoração de interiores.

Possui duas variedaes, as de folhas verde e branca e verde, sendo a primeira mais adequada para áreas de luz difusa.

De crescimento moderado pode chegar a altura de 6 m quando plantada no solo e em local apropriado. Nos vasos alcança geralmente 2-3 m.

A pleomele é uma das plantas recomendadas para purificação do ar em interiores, de acordo com a Plants for Clean Air Council (PCAC), organização que resultou de um projeto de pesquisa originalmente conduzido pela NASA em conjunto com a Associação de Empreiteiros de Paisagismos dos Estados Unidos. A pleomele é considerada eficiente na remoção de compostos tóxicos do ar como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.


Nome Popular: Palmeira Leque
Nome Científico: Licuala Grandis



Palmeira de tronco simples, erete, de crecminto muito lento, originária da Ilha Nova Britânica, de 2-3 m de altura, com folhagem decorativa excepcional.

Folhas inteiras, em leque ou mais ou menos orbiculares, grandes, plissadas, de margem uniformemente denteadas, coriáceas, verde escuras e brilhantes.

Inflorescências grandes, ramificadas, com flores pequenas, sem importância decorativa. Os frutos são esféricos, pequenos, vermelhos evistosos, somente formados em exemplares idosos.

Cultivada e muito valorizada em vasos para interiores iluminados, ou a meia sombra como planta isolada ou em grupos. É exigente em solos férteis, devendo ser mantido sempre úmidos.

Planta não resistente ao frio, tendo melhor desenvolvimento na zona litorânea.




Nome Popular: Dracena Bambú
Nome Científico: Dracaena Surculosa



Arbusto de textura semi-herbácea, de folhagem ornamental, ramificado, originário da África.

Com altura de 1-2 m de altura, é mais cultivada a variedade hortícula "Punctulata", cujas folhas têm manchas esmaecidas de cor verde amarelada.

Inflorescências eventuais, ocorrendo apenas nas plantas muito idosas, de importância ornamental secundária.

É cultivada principalmente em vasos mantidos em locais protegidos, ou formando conjuntos e renques a meia-sombra, em terra fértil, mantida úmida, proporcionando efeito de folhagem em massa. Não tolera baixas temperaturas.

Multiplica-se por estacas, que obterão melhor enraizamento se preparadas durante o período de
inverno.




Nome Popular: Arália
Nome Científico: Dizygotheca Elegantissima



Arbusto ereto, lenhoso, grande, originário das Novas Hébridas, de 3-5 m de altura, de folhagem muito ornamental. Folhas muito divididas e coriáceas, as quais na juventude são estreitas, metálicas, de cor marrom-avermelhada, mas passam a ser normais com o envelhecimento da planta.

Iflorescências densas, ramificadas e muito visitadas por abelhas.

É cultivado na juventude em vasos, nos quais persiste por longo tempo na forma juvenil e, em jardins como planta isolada, ou em grupos formando conjuntos e renques em beira de muros e paredes, em canteiros de terra fértil, irrigados a intervalos. É tolerante ao frio.

Multiplica-se facilmente por sementes, com muitas mudas se formando espontaneamente próximo da planta mãe.


Nome Popular: Dracena Pau D'água
Nome Científico: Dracaena Fragans



Arbusto grande, raramente ramificado, originário da África, de 3-6 m de altura, de tronco colunar, com roseta de folhas ornamentais coriáceas. São cultivadas variedades de folhas de cor inteiramente verde (variedade typica), ou com as margens amareladas ou estriadas e centro verde, amarelo ou cinza-prateado (variedade massangeana).

Inflorescências terminais, espigadas, dotada de inúmeras flores pequenas e perfumadas.

É cultivada em vasos, para interiores e isoladamente ou em conjuntos, renques ou fileiras, a pleno sol ou meia-sombra. Segmentos do tronco colocados em pratos com água brotam com facilidade e, popularmente são chamados de "paus-d'água". É sensível a geadas.

Multiplica-se facilmente por estacas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário