Plantas que ficam lindas no inverno

Nome Popular: Camélia
Nome Científico: Camellia Japonica



Grupo muito variado de arbustos grandes ou árvores, lenhosos, ramificados, originário do Japão, China e Coréia, de 1,5 - 6,0 m de altura, com folhagem e florescimento decorativos. Folhas brilhantes, coriáceas e denteadas.

Flores axilares, solitárias, grandes, de cor vermelha na espécie original, a qual deu origem a inúmeras variedades cultivadas, de flores simples ou dobradas, brancas, vermelhas, róseas ou bicolores, formadas no Outono-Inverno.

Cultivada como planta isolada ou em grupos, a pleno sol ou meia sombra. São plantas de clima temperado, contudo a variedade de flores brancas dobradas tolera climas quentes.

Multiplica-se por alporques ou estacas que devem ser preparadas após o período de florescimento.

Fonte: Plantas Ornamentais do Brasil, Arbustivas, herbáceas e Trepadeiras, Harri Lorenzi / Hermes Moreira de Souza

Opinião Flora Rohn

Adoramos esta planta por ter um encaixe perfeito em jardins com estilo europeu, oriental e contemporãneo.

Utilizando-a como planta isolada obtem-se uma bela ornamentação, desde que se utilize com um porte de mediano para cima, ou seja, um mínimo de 2,5-3,0 metros de altura, em jardins de pequeno porte, onde ela seja a planta de destaque.

Em jardins maiores, gostamos de utilizar quantidades em números ímpares para um volume inferior a 10 unidades, em nossa opinião apresenta melhor ornamentação desta forma.

Há casos em que pode ser utilizada como cerca viva, ou parte dela para efeito de movimento, formando maciços lineares e mantendo-os podados para que os galhos grandes não tenham interferência na ornamentação.

Seu único inconveniente é o preço. Uma Camélia com altura de 1,80 custa em torno de R$ 100,00 no mercado atacadista, já nos gardens centers seu preço pode chegar a R$ 250,00.

Fique atento, as Camélias são alvo constante de fungos, devendo-se utilizar sulfato de ferro ou alumínio uma vez ao ano como profilaxia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário